Formação em Coaching Ontológico

Como pensamos, sentimos e vivemos

“Todo ser é potência e a potencialidade de cada um se desenvolve na relação.”
Baruch Spinoza

O Instituto Appana criou a Formação em Coaching Ontológico com o intuito de estimular novas reflexões sobre como pensamos, sentimos e vivemos.

A forma como nos relacionamos – pessoal ou profissionalmente – rege nossas vidas e constrói mundos. Nas relações damos tom às nossas emoções o que influencia fortemente o nosso cotidiano.

Somos convictas de que o primeiro passo para gerar a transformação que desejamos no mundo é começar pela transformação de si. Esta formação é dirigida para pessoas motivadas a se tornarem coaches profissionais e também para pessoas entusiasmadas com sua auto-construção.

O que é?

A Ontologia da Linguagem nos ajuda a compreender o potencial transformador que reside na linguagem, transformador de nós mesmos e de nossas relações.

A experiência que propomos é a de aprender e refletir sob as esferas da Filosofia, Ontologia da Linguagem e Biologia-Cultural, que são a tríade que suporta nossas bases teóricas.

Iremos ampliar e aprimorar o repertório teórico e vivencial em temas ligados à condição relacional humana, por meio de dinâmicas interativas e instigantes que desenvolvem autonomia, criatividade e bem-viver em indivíduos e grupos.


O QUE É COACHING ONTOLÓGICO?

Chamamos de coaching a um processo de aprendizagem que suporte e auxilie para o atingimento de um objetivo específico, seja uma tomada de decisão, uma mudança de comportamento, uma meta profissional ou outra coisa que se queira transformar em si ou para si.

Algumas linhas de coaching identificam em seus clientes habilidades e ferramentas a desenvolver com um olhar para fora, para o mercado onde se atua ou se deseja atuar. O coaching ontológico sugere uma reflexão sobre si, sem o contorno limitante que o mundo impõe como rótulo do que e como se deve ser.

Assim, o tripé do coaching ontológico é formado pela consciência, responsabilidade e aprendizagem. Três pilares que reconstroem a forma de enxergar as diversas situações da vida, ao ampliar a consciência de si, ao redirecionar para si a responsabilidade sobre o agir e ao gerar aprendizado, que é a capacidade de fazer diferente.

O que faz com que eu me torne um coach de excelência?

O sólido conhecimento teórico que embasa nosso trabalho advém das disciplinas filosóficas da ética, filosofia da linguagem, biologia-cultural e complexidade. É a aproximação com a teoria que nos permite ganhar autonomia para trilharmos nosso próprio caminho.

Privilegiamos a experiência por considerá-la a base do aprendizado. Nosso curso foi desenhado para proporcionar experiências relevantes que suportem as teorias e auxiliem em sua compreensão a partir de um novo ponto de observação.

Além disso, oferecemos monitoriasupervisão e grupo de estudos permanente, que completam o ciclo de formação.

Como acontece o curso de formação em Coaching Ontológico?

Desenhada para ocorrer em 14 dias de encontro, normalmente divididos em dois dias por mês.

São 112 horas de aulas presenciais e 30 horas de atendimentos, atividades individuais, supervisões e grupo de estudos, totalizando 142 horas de teoria, práticas e reflexões.

Temos o compromisso de fornecer bases sólidas de conhecimento, desenvolver a envergadura do pensamento com qualidade, profundidade e respeito-mútuo. É neste contexto que investiremos em seu autodesenvolvimento.

Próximas Turmas

confira nosso calendário
Turma 27 – São Paulo

Calendário

Confira nossa agenda

Informações

Tire suas dúvidas, entre em contato!

Quais os objetivos?

  • Desenvolver a disciplina do Coaching Ontológico, capacitando profissionais para atuar de maneira rigorosa e inovadora.
  • Fornecer ferramentas para o autodesenvolvimento do participante, gerando um ambiente de aprendizado e diálogo que poderá ser transferido para diversos contextos, permitindo que este utilize os recursos do Coaching Ontológico em sua atual profissão.
  • Aprimorar nos participantes a capacidade de comunicar-se com mais efetividade, desenvolvendo a escuta ativa, a habilidade de elaborar perguntas eficientes, de fixar metas, de criar planos de ação, de responsabilizar-se e comprometer-se com os resultados projetados e a desenvolver competências pessoais e grupais.
  • Criar um ambiente de aprendizagem que possibilite a geração de conhecimento e amplie a visão de mundo dos participantes, capacitando-os para a utilização dos instrumentos do Coaching Ontológico na gestão efetiva de suas funções, carreiras e relacionamentos.
  • Apresentar de forma clara e compreensível as bases filosóficas que amparam as ferramentas conversacionais do Coaching Ontológico.
  • Capacitar os participantes a pensar, agir e posicionar-se de forma sistêmica frente aos desafios cotidianos.
  • Apresentar o papel fundamental do diálogo na coordenação de ações, assim como as ferramentas associadas à filosofia e à ontologia da linguagem.
  • Preparar os participantes para gerir de forma autônoma seu trabalho, apresentando novas possibilidades de expansão da capacidade para agir efetivamente.
  • Avançar na compreensão da proposta ontológica, a partir da reflexão autônoma e da liderança de si.

O que você pode esperar desse curso:

  • Crescimento pessoal e profissional;
  • Desenvolver expertises de liderança;
  • Uma nova oportunidade de carreira;
  • Aquisição de poderosas habilidades e competências para gerir e influenciar pessoas.

Facilitadora

Káritas Ribas
Pesquisadora em Complexidade, Mestre em Biologia-Cultural, Filósofa, Psicanalista e Coach com Formação Ontológica; Consultora Especialista no trabalho com grupos.

Professional Certified Coach pelo ICF – International Coaching Federation.

Professora, escritora e palestrante com mais de 20 anos de experiência na Formação de Lideranças Transformadoras.Facilitadora de grupos de Diálogos e eticista entusiasmada. Idealizadora e fundadora do Instituto Appana.

Público Alvo

• Buscam atuar como coaches de excelência;
• Intencionam avançar na compreensão da proposta ontológica em suas dimensões histórica, ética, filosofia e humana;
• Buscam aprimorar suas competências conversacionais básicas;
• Querem aprimorar suas habilidades interpessoais;
• Necessitam aprofundar e incrementar suas competências como coaches e/ou gestores;
• Querem desenvolver habilidades para trabalhar com coaching e/ou serem líderes coaches para equipes;
• Almejam vivenciar um processo autoreflexivo;
• Enfrentam desafios que requerem aprofundamento e elaboração de objetivos e metas antes da tomada de decisão;
• Desejam adquirir competências reflexivas ontológicas e pensamento autônomo;
• Buscam competências para gerir conflitos;
• Tem um perfil muito voltado à área técnica, mas que assumem papéis de liderança;
• Buscam melhor desempenho profissional;
• Incorporar competências nos domínios das emoções e corporalidade através da aprendizagem vivências;
• Desenvolver inteligência contextual.

[grwebform url="https://app.getresponse.com/view_webform_v2.js?u=B1LQ6&webforms_id=5905401" css="on" center="off" center_margin="200"/]

[grwebform url="https://app.getresponse.com/view_webform_v2.js?u=B1LQ6&webforms_id=5907001" css="on" center="off" center_margin="200"/]

Pin It on Pinterest