DEPOIMENTOS

Veja o que nossos alunos dizem sobre nossa metodologia

E VOCÊ, O QUE ACHOU DE SUA EXPERIÊNCIA COM O INSTITUTO APPANA?

Deixe-nos seu depoimento e o publicaremos aqui nesta página!

Nunca tinha pensado em fazer um curso de coaching, e nem imaginava que existisse o coaching ontológico.
Acho que fui atraída por alum tipo de magia ou força maior.
Para mim, como engenheira e administradora, abriu-se um mundo de novos conhecimentos, vocabulários, amigos.
O curso abrange diversas áreas de estudo no que diz respeito aos indivíduos desde a antiguidade, a linguagem, a comunicação, as necessidades, o outro.
A quantidade e variedade de exercícios práticos e o atendimento supervisionado fornecem as ferramentas necessárias para exercer a profissão de coach com técnica e segurança.
Uma experiência muito enriquecedora.

Irene Rzezak

Realizar a formação em Coaching Ontológico no Instituto Appana com a Káritas foi transformador.
O aprendizado obtido, o ambiente proporcionado e as relações criadas foram sensacionais em todos os aspectos.
Recomendo fortemente a quem interessar e tiver a oportunidade.

Tyeme Sacae

Após a conclusão da formação em Coaching Ontológico, tenho o prazer de afirmar que eu obtive muito mais do que eu fui buscar!
Já não consigo pensar em coaching sem ser ontológico.
E já não sou mais a mesma pessoa que eu era há 7 meses.
Foi uma experiência incrível, com pessoas incríveis! A Káritas e o Matheus são excelentes profissionais e seres humanos inspiradores!
Hoje, eu sou maior e melhor do que era antes! Obrigada por tudo!

Lilian Roque

Logo no primeiro encontro, me surpreendi com os conceitos aos quais fui exposta. Saí pensante e disposta a confiar na decisão de me matricular, depois de ter ouvido tantos depoimentos maravilhados.

No percurso, me conscientizei da linguagem que eu usava, me senti empoderada ao me responsabilizar pelas minhas escolhas e abracei esse processo que faz jus ao nome: formação. Experienciar o “fazer refletido” tão bem conduzido pela Káritas foi realmente transformador.

Se você tiver disposição para encarar o desafio, é possível que aprenda, cresça e se divirta, assim como eu — e queira que todo mundo faça o mesmo. Só tenho a agradecer!

Sonia Goto

A Formação de Coaching Ontológico foi realmente transformadora e profunda. Além de poder conhecer pessoas incríveis que entraram nessa jornada comigo!

Bruno dos Santos Augusto

A primeira vez que ouvi falar sobre Coaching Ontológico foi através de uma amiga querida que ficou encantada com o curso. As transformações nela eram visíveis.

Quando fui buscar uma Formação em Coach fiz pesquisas sobre os cursos e falei com ex-alunos. Todos pareciam interessantes, só que por alguma razão não “brilhavam” meus olhos.

Liguei para o Instituto Appana, fiz perguntas, tirei dúvidas e decidi fazer. Meu único arrependimento é não ter feito antes. Foi uma experiência muito transformadora. O conteúdo é maravilhoso. A Káritas tem um conhecimento profundo sobre o tema e uma sensibilidade gigantesca para lidar com o processo transformador que todos nós passamos durante o processo.

Beijos,

Eliana

Eliana Dias
Empreendedora

Sinto uma alegria e um prazer enorme em dizer que hoje todo fazer é um “fazer refletido” e que “mudei minha maneira de estar no mundo”. É estar no mundo de uma maneira coerente, respeitando o outro e fazendo as minhas escolhas de uma forma consciente, mas sempre com muita leveza.

Foi uma trajetória de uma transformação profunda,
porém serena e eternamente enriquecedora.

Káritas, obrigada pela doçura e tamanha sensibilidade com que cuidou de cada um durante esse processo tão intenso. Gratidão imensa por me proporcionar essa profunda transformação.
Muito obrigada!

Wilma Cabral

Posso dizer que não escolhi mas fui escolhida pelo Coaching Ontológico, de maneira mágica cheguei até aqui, e hoje preciso agradecer pela turma maravilhosa que encontrei, pela caminhada que percorremos juntos, mas principalmente a Káritas. A leveza que conduz o aprendizado me trouxe uma transformação profunda. De repente percebi que posso ver os fatos de outro modo, ou do mesmo modo, depende de como observo. Percebi que a linguagem tem poder e muito poder. Recomendo a quem estiver lendo este depoimento a participar deste processo. Experiência que precisa ser vivenciada! Agradeço por todo o aprendizado e agora eu quero mais!!!

Assunta Pica

Um sentimento de gratidão e amor me toma ao finalizar essa formação.
Um sentimento de me encontrar e pertencer ao meu mundo, a construí-lo com coerência e respeito, diante das minhas escolhas.
Káritas e colegas de jornada: obrigada pela entrega, respeito, compartilhamento e desenvolvimento em cada encontro, realizados nesse lugar mágico que é o Instituto.
Me sinto com um fio conectando a vocês, onde posso nutrir o meu novo ser! Estar em contato com a minha essência, puramente!

Obrigada por essa jornada! Com amor…

Camila Paraschiva

Fazer parte da Turma 19 do curso de Coaching Ontológico do Instituto Appana foi uma experiência transformadora e um prazer imenso. Logo no primeiro dia de curso eu já percebi que o Instituto era um lugar diferente, especial, e que aquelas pessoas que estavam ali comigo, de alguma forma, tinham intenções parecidas com as minhas. É um curso transformador, repleto de aprendizado do começo ao fim, e independente se você deseja seguir a carreria de coach ou não, este é um curso para a vida! A Káritas conduz as aulas com muita maestria e amor. Gratidão a Turma 19 e a todos os envolvidos neste processo lindo!

Nathália Pirotta

Minha experiência no Instituto Appana é um encontro comigo mesma em vários níveis. Da casa com uma jabuticabeira no quintal – onde conversas são alimentadas por cafés com pão sempre quentinho, bolos e frutas, preparados com carinho – até as salas com sofás, tapetes e cadeiras dispostos para que eu não me esqueça que a presença num processo de aprendizagem também envolve a acolhida do corpo.

Já na primeira aula da Formação em Coach eu deixei de lado meus preconceitos em relação ao próprio Coach, Com isso, passei a entender a potência do método sem, no entanto, deixar de me manter atenta ao quanto uma formação séria e responsável como esta é fundamental para a condução de um processo sério (e não sisudo), responsável e verdadeiramente libertador.

Como eu concordo com métodos, mas só confio em pessoas, não posso deixar de ressaltar o quanto a confiança que descobri na Káritas sedimenta a minha entrega ao processo de aprendizagem. E, consequentemente, o quanto isso me inspira a continuar minha história a partir da premissa de que processos libertadores só acontecem quando pessoas libertárias, que se dedicam a compreender e viver a tal liberdade de ver o outro estão envolvidas neles.

Em relação ao conteúdo, adquiri repertório e algo como pequenas placas de sinalização para caminhos que quero sempre perceber e por alguns trilhar com mais profundidade, dentro das grandiosas áreas de educação, neurociência, filosofia e comunicação.

Para quem trabalha com inovação e, por isso, vive na encruzilhada da mudança de uma estrutura para outra como eu, é fundamental ter ganhado a capacidade de construir perguntas ricas para exploração desse processo de escolha a partir da lucidez – clareando pontos que no geral passam desapercebidos e ironicamente se referem às pessoas envolvidas no processo de mudança.

Livia Ascava

Um dia desses estava navegando pela net e me deparei com um vídeo, onde uma moça loira, com mais ou menos 35 anos, olhos azuis expressivos e fala amena, dizia ser coach ontológica.Nunca tinha ouvido falar disso (coaching ontológico?) até esse momento.
Ouvi a moça com atenção e também com desconfiança. Poderia ser mais uma invenção desse mercado cheio de aventureiros em busca de dinheiro rápido e fama instantânea, que prometem mudar a sua vida e te entregar a fórmula para ganhar mundos e fundos após receber um certificado e ser adicionado num grupo fechado e exclusivo de vítimas da própria ganância. Mais um caça níquel?
Fui pesquisar a fundo. A moça loira, sem saber, me levou até outra moça. Essa outra, morena de olhos castanhos, sorriso espontâneo, palavras certeiras e perguntas intrigantes, disposta a transmitir seu conhecimento àqueles que por caminhos convencionais ou insólitos (como no meu caso) chegam até ela.
Foi assim que eu, psicanalista, forjado na pressão abissal do divã, talhado para lidar com o insuportável do outro, treinado para desvendar o inscrito no inconsciente estruturado como linguagem, encontrei mais um caminho, mais um desafio, mais uma jornada a ser percorrida.
Sou grato à Káritas pelo seu acolhimento, pela sua predisposição em compartilhar, por tudo que aprendi em dias efervescentes de estudo e convivência.
Encontrei companheiros e fiz amigos nessa jornada. Ficou claro que por mais que aprendamos, por mais que sejamos abertos ao novo, sempre haverá outro olhar, outro observador, outro ponto de vista, outra perspectiva, outra realidade possível de ser construída a partir da linguagem.
Mas isso é só o começo…. a jornada apenas começou,
Gratidão Káritas

Marco Zerlini

Após meus estudos no Instituto Appana pude constatar mudanças significativas na minha vida. Ao aprender a aceitar o outro como outro, abri minha cabeça para relacionamentos mais verdadeiros e respeitosos. Tornou-se mais fácil ouvir os outros e não expressar meus julgamentos. E isso, acreditem, para mim foi uma mudança enorme. E, claro, isso foi notado e apreciado por amigos, colegas e familiares. Como aprendizado foi transformador. E tive a oportunidade de exercendo a função de coach, verificar transformações em meus coachees que lhes trouxeram a oportunidade de entender motivações e fazer escolhas com mais tranquilidade e alegria.

Christiane Santiago

Fiz o curso de coaching a uns 4 anos atrás. No início não sabia muito bem o que era o coaching e para que eu usaria. Cheguei a atender e muitas pessoas alcançaram um resultado positivo através das técnicas e do processo. Porém, a maior aplicação do que eu aprendi no curso foi no meu dia dia. A lição que tirei com o coaching é que se você não “incorporar” o que é aprendido você não consegue entender (ou aplicar isso no processo). O coaching fez uma diferença enorme nas escolhas que fiz e na minha forma de pensar. Muito agradecido grandes mestres!

Yuri Motoyama
Educador Físico

É com muita satisfação e prazer que aproveito este espaço para registrar a minha experiência de ter participado do curso de coaching ontológico no Instituto Appana. Os professores qualificados, com didática, conteúdo estruturado com embasamento científico e filosófico, com dinâmicas vivenciais das estruturas apresentadas. Uma aprendizagem qualificada para formação profissional, mas uma aprendizagem que estou utilizando para minha própria vida. Recomendo, se pudesse, faria novamente. Bjs grandes!

Sueli Esteves
Pedagoga

Sempre acreditei que o aprendizado só acontece quando o assunto faz eco com a minha essência. Reconheci no coaching ontológico o quanto esta ferramenta agrega, resgata, te faz pensar, avaliar, discernir e traz de dentro para fora as respostas que estavam adormecidas. Mudei de profissão, hoje sou coach com muito orgulho e bases sólidas. O Instituto Appana é o lugar que eu indicaria para quem realmente quer “se levar a sério”. Káritas Ribas é uma profissional engajada, comprometida, atualizada e tem um sorriso que te faz sentir em casa. Mesmo sem a intenção de ser coach, fazer o curso é uma oportunidade única de auto conhecimento, capacitação e força interior.
Um forte abraço! Karin Guth

Karin Guth
Coach

O aprendizado no Instituto Appana tem sido profundo e divertido. O cuidado, carinho e comprometimento que encontramos em cada detalhe do curso, me dá a certeza do compromisso que a Appana tem com o máximo aprendizado para seus alunos. Para mim é uma honra e alegria participar do curso de formação em coaching ontologico com a equipe Appana. São pessoas incríveis, que inspiram por sua jornada de estudos e autodesenvolvimento. Isso só amplia a profunda admiração e respeito que tenho por vocês. Meu abraço

Carlos Legal

Cheguei no Instituto Appana pensando que adquiriria uma nova e poderosa ferramenta de trabalho. O que por si só já seria bastante! O que eu não sabia é que eu mesma sairia transformada, mais rica de conhecimento sobre mim mesma, mais capaz enquanto ser humano. Na minha opinião, este é o maior mérito do Instituto: ensinar que não há aprendizado efetivo descolado da experiência pessoal. DE gente PARA gente. Tudo pensado com muito cuidado para que as vivências e o aprendizado aconteçam cada qual em seu devido tempo, sem atropelos.
Minha profunda admiração e respeito pelos profissionais do Instituto, que ao invés de entregarem ao mundo mais replicadores de técnicas, assumiram a missão de desenvolver profissionais e seres humanos mais plenos de si.
Obrigada!

Natasha Kunert

A forma ética, respeitosa e humana com a qual o Instituto trabalha os conteúdos vinculados ao coaching ontológico, seus pressupostos e fundamentos demonstram a mim enquanto aluna e profissional de RH a existência de empresas sérias que fazem da relação comercial tão somente o meio para se chegar ao desenvolvimento do ser humano de maneira a integrar todos os nossos papéis:pessoais, sociais e profissionais, por meio da potencialização de nossas competências conversacionais e comportamentais.

Nádia Chaves Ferreira

Deixo aqui o meu registro de gratidão e reconhecimento aos queridos Mestres pelo alto valor da concepção, desenvolvimento e coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM COACHING E LÍDER COACH COM BASE ONTOLÓGICA  realizado no Instituto Appana e compartilhado com todos os integrantes da Turma 10. Foram encontros de verdadeiro e substancioso aprendizado em um ambiente de trocas, agradáveis companhias e infraestrutura amistosa e acolhedora.

Kleber Grasso
Empresário

Muita Gratidão ao Instituto Appana que me proporcionou momentos de reflexão e certamente uma mudança positiva na maneira como enxergar o mundo e as minhas relações. Também sou grato pois agora já sou um Coach formado e muito bem informado pelo Appana. Recomendo a todos aqueles que buscam por um Novo olhar em suas vidas ou pela escolha de atuar como Coah de uma forma respeitosa e humana. Abraços a todos de que formaram a turma 15 deste processo intenso porém também suave e alegre.

Pedro Fadida

Travessia. Estava em uma margem do rio, agora já estou em outra. O curso do Instituto Appana é uma experiência de transformação. Sinto-me viva. Potente para mudar e potente para oferecer a mudança. Sinto-me grata. Muito obrigada Káritas pelo oferecimento deste aprendizado de vida!

Rita Brant
Mediadora e Coach

O curso de Coaching no Instituto Appana me fez compreender como se estrutura meu modelo mental. E nesse modelo mental eu tenho a capacidade de interferir, visando modificar a minha estrutura de aprendizagem.
Estou aprendendo a conviver com as diferenças.
Sou muito grata a todos que fizeram parte deste meu processo. Em especial a Káritas pela sua sabedoria e a esse meu começo de transformação!

Vera Panza

Apanna….um espaço que te incomoda trazendo conforto,que te abre cicatrizando feridas,que te expande com acolhimento…que promove encontros impensáveis…o que dá pra querer mais? Nunca mais ir embora de lá ….e ficar inventando pretextos pra ficar e ir ficando….

Rose Rebelo

A Formação de Coaching Ontológico no Instituto Appana é para quem quer fazer a diferença. Na vida dos outros mas, principalmente, na sua própria vida. A máxima “somos linguagem” alcançando novos significados e fundamentalmente novas experiências: conversacionais, sensoriais, intelectuais, emocionais, grupais, cidadãs, artísticas. E o melhor ainda é você encontrar nesse espaço pessoas tão diferentes e tão incríveis, que o aprendizado se transforma inevitavelmente em “prazer em conhecer”. Tudo isso sob a condução competente, cuidadosa e inovadora da Káritas Ribas, que tem a minha admiração incondiciional!

Márcia Regina Victoriano
Socióloga

Não percebi a Formação no Instituto Appana como um curso onde tradicionalmente vamos para aprender coisas. Na verdade o senti e vivi como uma grande experiência de ampliação de horizontes, numa condução que alia um equilíbrio perfeito entre teoria, vivência e prática, capacitando cada um a colocar-se no lugar do outro e conduzir seus processos de coaching baseados numa metodologia de profunda base filosófica e lógica, mas com forte preocupação em escutar e compreender o indivíduo a partir de seu discurso, sem propor fórmulas prontas, que possam levar o indivíduo a uma solução que não parte de sua própria construção. Recomendo a todos que pretendem desenvolver trabalhos de orientação com profundidade e base teórica. Além disto, não posso deixar de mencionar o espaço: trata-se de uma ilha de cuidados e carinhos no coração da Vila Madalena, onde não há como sentir-se acolhido e feliz. Parabéns Káritas, sua iniciativa é única!

Amilton Aires
Psicanalista
O curso de coaching ontológico do Instituto Appana foi um dos melhores investimentos que eu já fiz na minha carreira até hoje. Já dirigi grandes empresas e tive muitos liderados na minha equipe, mas nunca aprendi tanto sobre coaching, em todos estes anos de experiência, como nos meses que estive participando deste treinamento.
Marco Antonio Fiadi
Existia uma Bebel que eu gostava muito. Na Appana nasceu outra, mais inteira. Tipo mais de Bebel em Bebel. Simples assim. Viva Káritas pelo trabalho inovador, um trabalho que se supera a cada dia. Resumindo com mais de Bebel em Bebel estou plenamente capacitada para exercer minha profissão com mais entendimento, mais força e presente.
Bebel Botelho
Minha vivência na Appana foi com mestres excepcionais que direcionam seu trabalho com amor e emoção, e uma encantadora simplicidade em transmitir conhecimentos. É algo que levarei com gratidão para o resto de minha vida. Conhecer o Coaching Ontológico através da equipe Appana é algo indescritível, e a auto transformação é gradativa gerando uma consciência clara do quanto é libertador assumir a responsabilidade do “Eu”. Um grande abraço.
Rita Nascimento
Agradeço a todos do Instituto Appana por todo conhecimento, praticado em um local extremamente do bem. Resumiria minha experiência em duas palavras: transformação positiva. Além do aperfeiçoamento como coach, lapidação como pessoa. Impressionante o quanto está me ajudando na vida, independente da profissão ou negócio. Obrigado!!!
Sandro Torres
Iniciar uma fala utilizando o pronome na primeira pessoa, parece tão simples…mas na prática percebemos o quanto é dificil…pois nos torna diretamente responsáveis pelo que falamos, pensamos e expressamos.
Esta lição e o contínuo exercício em refletir sobre o que realmente é fato ou opinião, trouxeram para minha vida pessoal e profissional muito amadurecimento.
Serei eternamente grata à equipe Appana…que além de grandes pessoas e profissionais, são QUERIDOS!!!
Abraços Darlene
Darlene Santana Pereira

Pin It on Pinterest